segunda-feira, 16 de março de 2009

Processos de diferenciação magmática

Um só magma pode originar diferentes tipos de rochas, visto ser constituído por uma mistura complexa que, ao solidificar, forma diferentes associações de minerais. Os processos de diferenciação magmática são: cristalização fraccionada, a diferenciação gravítica e a assimilação magmática.
  • Cristalização fraccionada - este processo é realizada em tempos diferentes, sendo que primeiro cristalizam os minerais ponto de fusão mais alto, seguidos dos restantes, por ordem decrescente dos respectivos pontos de fusão. Existem duas séries de reacções que se designam por série dos minerais ferromagnesianos ou série descontínua e série das plagioclases ou série contínua. Durante o arrefecimento do magma, na série descontínua, primeiro formam-se as olivinas, cujo ponto de fusão é mais elevado, simultaneamente forma-se anortite da série contínua. A temperaturas mais baixas, o magma residual formará feldspato potássico, moscovite e quartzo, este último cristaliza nos espaços existentes entre os cristais já formados.
  • Diferenciação gravítica - os primeiros minerais que cristalizam são mais densos, separam-se do magma por acção da gravidade e acumulam-se no fundo da câmara magmática.
  • Assimilação magmática - o magma pode reagir com as rochas encaixantes, assimilando-as parcialmente, o que altera a composição do magma inicial.

Sem comentários: