quarta-feira, 18 de março de 2009

Diversidade de rochas magmáticas

As rochas magmáticas podem apresentar grande diversidade de aspectos em consequência de diferentes condições de génese e também da diversidade de magmas que as originaram.

Composição mineralógica - uma das propriedades que permitem dar ideia da composição mineralógica das rochas é a tonalidade que apresentam. Minerais como o quartzo e feldspatos e moscovite são minerais de cor clara e pouco densos, designados por minerais félsicos (feldspato + sílica). A biotite, piroxenas, anfíbolas e olivina são minerais ricos em ferro e magnésio, apresentam cores escuras e são designadas por minerais máficos (magnésio + ferro).

Quando os minerais predominantes são félsicos (rochas ácidas) as rochas denominam-se leucocratas. Se os minerais predominantes são máficos (rochas básicas) designam-se melanocratas, as rochas ultrabásicas designam-se ultramelanocratas. Se as rochas apresentarem uma tonalidade intermédia, designam-se por mesocratas.

Textura - a viscosidade e o tempo de arrefecimento dos magmas são factores que condicionam o tamanho dos cristais que as rochas apresentam. Consideram-se dois grupos de texturas: textura fanerítica ou granular e textura afanítica ou agranular.

  • Textura fanerítica (granular) - formada por cristais relativamente desenvolvidos e visíveis a olho nu. Textura característica das rochas intrusivas.
  • Textura afanítica (agranular) - os minerais são de pequenas dimensões. Textura característica das rochas extrusivas. Existem casos em que existem alguns cristais visíveis à vista desarmada, o que reflecte dois tempos de cristalização.

Podem formar-se agrupamentos de rochas designados por família, a partir da composição mineralógica. Os feldspatos potássicos são característicos da família dos granitos. As plagioclases encontram-se em todas as rochas magmáticas, embora se observe um predomínio dos termos mais sódicos nas rochas leucocratas e termos mais cálcicos nas rochas melanocratas.

Família do granito

Granito - textura granular

Riólito - textura afanítica leucocrata

Família do diorito

Diorito - textura granular

Andesito - textura afanítica, mesocrata

Família do gabro

Gabro - textura granular

Basalto - textura afanítica, melanocrata

Sem comentários: