segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dobras

As dobras são um tipo de deformação que se traduz pelo encurvamento de camadas inicialmente planas.
As dobras podem ser descritas tendo em conta certos elementos caracterizadores da sua geometria.
  • Zona de charneira (A) - zona que contém os pontos de máxima curvatura da superfície dobrada.
  • Flancos (B) - região plana da dobra situada de um e do outro lado da zona de charneira.
  • Eixo da dobra (C) - linha imaginária que está na intersecção dos dois flancos da dobra.
  • Plano axial (D) - superfície imaginária que contém as linhas de charneira de todas as superfícies dobradas. Muitas vezes pode ser um plano de simetria da dobra.
  • Perfil da dobra (E) - secção perpendicular ao eixo da dobra.

É comum classificar as dobras tendo em consideração a sua orientação no espaço e a idade relativa da sequência de estratos.

Relativamente à posição espacial das dobras, estas podem apresentar a abertura virada para baixo - antiforma, a abertura voltada para cima - sinforma, ou uma abertura orientada lateralmente - dobra neutra.

Sempre que é possível determinar a idade das camadas e se verificar que o núcleo (conjunto de camadas mais internas da dobra) de uma antiforma é ocupado pelas formações mais antigas, designa-se de anticlinal; se o núcleo de uma sinforma for constituído pelas camadas mais recentes, designa-se sinclinal. A utilização dos termos implica que seja conhecida a sequência de deposição dos estratos, ou seja, a datação relativa das camadas que constituem as dobras consideradas.

Os geólogos necessitam de determinar com muita precisão a sequência temporal das camadas num dado afloramento (polaridade estratigráfica).

Na definição de um dado plano no espaço é necessário determinar a sua atitude, ou seja, a sua posição geométrica, definida pela sua direcção e inclinação.

  • Direcção - é o ângulo entre a linha N-S e a linha de intersecção do plano dado com o plano horizontal.
  • Inclinação - é o ângulo definido entre a linha de maior declive da superfície planar considerada com um plano horizontal, que varia entre 0º e 90º.

Os processos que conduzem à deformação dos materiais geológicos estão intimamente ligados à dinâmica da litosfera. Em muitas áreas onde se observam estruturas geológicas como falhas e dobras, podem observar-se também outras transformações significativas nos materiais rochosos.

Sem comentários: