quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento nas zonas de vertente

As zonas de vertente são locais de instabilidade geomorfológica. Devido ao acentuado declive que apresentam, são zonas onde ocorre com frequência erosão. O movimento nessas zonas pode ocorrer sob a forma de movimentos de materiais soltos com tamanho muito variável ou sob a forma de movimentos de massa que consistem em deslocamentos de grandes volumes de materiais devido à acção da gravidade.

A movimentação dos materiais depende da inclinação, do tipo de material geológico, teor de água no solo, da força da gravidade e das variações de temperatura.

Numa superfície inclinada, quanto maior o declive maior a componente tangencial da gravidade, logo é nestas zonas onde é mais provável ocorrer movimentos em massa.

A quantidade de água no solo pode criar instabilidade geomorfológica numa zona de vertente. A água infiltra-se nos solos, devido à sua capacidade de estabelecer ligações moleculares, cria uma fina película entre as partículas do solo que permite manter um certo grau de coesão. No entanto, se a concentração de água no solo conduzir à sua saturação, a tensão por ela exercida leva ao afastamento das partículas, criando uma situação de instabilidade.

Devido à realização de obras humanas em locais de elevada instabilidade geomorfológica, é necessário adoptar medidas que visem a redução ou a eliminação do risco geológico da zona, como a colocação de redes metálicas, pregagens ou muros de suporte com sistemas de drenagem.

Sem comentários: