sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Propriedades dos minerais

As rochas são unidades estruturais da crusta e do manto que possuem características próprias, sendo formadas por um ou vários minerais associados.

Os minerais são corpos sólidos com estrutura cristalina (as partículas apresentam um arranjo ordenado), naturais (não há intervenção humana), inorgânicos e com composição química definida (a composição química de um mineral é sempre a mesma).

Entre as propriedades físicas dos minerais distinguem-se: propriedades ópticas – cor, risca e brilho; propriedades mecânicas – dureza, clivagem e fractura; densidade.

  • Cor dos minerais - Os minerais que apresentam uma cor característica e própria designam-se por minerais idiocromáticos. Os minerais que não apresentam uma cor constante designam-se por alocromáticos. A diversidade de cor deve-se à mistura de pequenas quantidades de certos elementos químicos.

  • Risca ou traço - A risca ou traço corresponde à cor do mineral quando reduzido a pó. Mesmo que a cor do mineral varie, a risca mantém-se constante, podendo até ser diferente da própria cor do mineral.
  • Brilho ou lustre - O brilho consiste no efeito produzido pela qualidade e intensidade de luz reflectida numa superfície de fractura recente do mineral. Os minerais podem ter brilho metálico, ou seja, reflectem a luz de um modo semelhante ao dos metais polidos, normalmente, estes minerais têm risca escura ou negra. Existem, também, minerais que têm brilho não-metálico ou vulgar.

  • Clivagem e fractura - A clivagem corresponde à tendência de um mineral partir segundo direcções preferenciais, desenvolvendo superfícies de ruptura planas e brilhantes. No entanto, existem minerais que não apresentam clivagem e desagrega-se em fragmentos com superfícies irregulares, esta propriedade designa-se fractura e revela que todas as ligações são igualmente fortes.

  • Dureza - A dureza consiste na resistência que o mineral oferece ao ser riscado por outro mineral ou por determinados objectos. A determinação da dureza dos minerais é feita em relação aos termos da escala de dureza – escala de Mohs – constituída por dez termos.
  • Densidade - A densidade absoluta, ou massa volúmica, de uma substância traduz a massa por unidade de volume. Depende da natureza das partículas e do tipo de arranjo das mesmas.

Os minerais apresentam propriedades químicas. Através de testes químicos é possível identificar os minerais. Por exemplo, o teste do sabor salgado para a halite (NaCl) ou o teste da efervescência produzida por acção do ácido clorídrico.

Sem comentários: