sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Hierarquia das categorias taxonómicas

Os seres vivos são agrupados em dois grandes reinos, plantas e animais, que se subdividem em categorias progressivamente de menor amplitude. Este modo de ordenar os seres vivos numa série ascendente a partir da espécie constitui um sistema hierárquico de classificação.
Nesta hierarquia das classificações biológicas, cada uma das categorias taxonómicas designa-se por taxon (plural taxa). As sete categorias principais de taxa são espécie, género, família, ordem, classe, filo e reino, além destas categorias podem existir categorias intermédias com prefixos como super, sub e infra. Para as plantas usa-se a designação Divisão, em vez de Filo.
A espécie é a unidade básica de classificação e representa um grupo natural constituído pelo conjunto de indivíduos morfologicamente semelhantes, que partilham o mesmo fundo genético, podem cruzar-se entre si, originando descendência fértil.
Como cada taxon está inserido no que lhe fica imediatamente acima e contém os que lhe ficam imediatamente abaixo, dois seres vivos são tanto mais próximos quanto maior for o número de taxa comuns a que pertencem.
De acordo com as classificações evolucionistas, os organismos que pertencem a famílias diferentes divergiram há mais tempo, a partir de um ancestral comum, do que os outros que pertencem à mesma família.

Sem comentários: